14 de outubro de 2009

Dica para Orquidea Phalaenoposis...


Gente, a orquidea Phalaenopsis não gosta de muita umidade dentro do vaso, digo por experiencia propria, porque já matei uma por confundir umidade ambiental com umidade dentro do vaso... acabei regando demais e suas raizes acabaram apodrecendo. Para resolver o problema da falta de umidade do ar, é só pegar um prato e por um pouco de pedrinhas dentro, por um pouco de agua e sobre as pedrinhas o vaso com a orquidea. Só não deixe a agua do prato ultrapassar as pedrinhas, porque se tiver alguma raiz saindo pelo furo do vaso, pode apodrecer. Caso sua orquidea fique no quintal, o problema de falta de umidade do ar pode ser resolvida molhando o piso ou ainda vc pode pulverizar as suas folhas com agua, mas nunca as flores ok...tem uma coisa que eu fazia de errado e gostaria de contar para poder ajudar: eu tinha a mania de "socar"o substrato dentro do vaso porque a orquidea ficava meio "solta"no vaso...grande erro!!! as orquideas gostam das raizes arejadas e quanto mais o substrato ficava socado, mais ficava umido e abafado. Então qdo fui reenvasar minha orquidea, utilizei um vaso transparente (as raizes gostam da claridade), coloquei umas pedrinhas no fundo do vaso, coloquei a orquidea, que prendi a um pedaço de palito de churrasco (fiz um furo de cada lado do vaso e atravessei o palito) e assim que a planta estava bem firme, coloquei o substrato sem apertar. A dica para a rega é o seguinte, qdo a raiz está verdinha não rego e qdo está branquinha é hora de regar. Tambem utilizo vitamina B para fortalecer as raizes e adubação equilibrada periodicamente ( qdo perto da floração utilizo adubo com mais "P" na formulação)...é importante tambem prestar muita atenção às pragas e formigas. Gente, eu precisava passar essas dicas a quem possa interessar, pois pra mim foi muito valiosa e hoje consigo cultivar essa especie maravilhosa. obrigada pela atenção de vcs.beijos.

5 comentários:

Dri disse...

a mi essa ai eu não tenho não linda demais!

Lourdes Fiedler disse...

Olá Mirian!
Obrigada pelo carinho, espero que volte mais vezes.
Um beijo!!!

Seu Amigo Animal disse...

Com certeza vai ser de grande valor essas dicas pois nunca cultivei orquídeas!

Obrigada :0)

Bjs
Lu

MARIA 1950 disse...

MIRIAM,SOY AMANTE DE LAS ORQUIDEAS COMO TU,DE TODAS ELLAS,VIVO EN URUGUAY, PERO EL CLIMA ES PARECIDO AL DEL SUR DEL BRASIL, PUES VIVO EN LAS CIUDADES HERMANAS,(RIVERA-LIVRAMENTO-(RS).ME ENCANTAN LAS PHAL Y LOS DENPHALIS,PERO TENGO PROBLEMAS PARA CULTIVARLOS,ESPERO QUE AHORA CON TODAS TUS INDICACIONES PUEDA HACERLO,ADEMAS TENEMOS ALGO MAS EN COMUN,LAS MANUALIDADES LAS ADORO.
ESPERO PODER SEGUIR COMUNICANDOME CONTIGO.
CARIÑOS
MARIA .

MARIA 1950 disse...

MIRIAM,SOY TAMBIEN AMANTE DE LAS ORQUIDEAS,SOY DE URUGUAY,PERO NUESTRO CLIMA ES PARECIDO AL DEL BRASIL,OSEA MI CIUDAD ES LA HERMANA DE SANT ANA DO LIVRAMENTEO (RS).
AMO TODAS LAS ORQUIDEAS PERO NO ME VA BIEN CON LAS PHAL Y CON LAS DENPHALES,ME GUSTO MUCHO TODO LO QUE COMENTASTE Y SEGUIRE LO QUE TU DICES A VER SI AHORA TENGO SUERTE.FELIZ 2014!!!!! AH TAMBIEN ME GUSTAN MUCHO LAS MANUALIDADES ASI QUE TENEMOS ALGUNAS COSAS EN COMUN.
CARIÑOS
MARIA.